domingo, 14 de outubro de 2012

Fanboys (2009)



Ainda lembro a primeira vez que vi Star Wars. Foi nas férias de julho de 2000, eu tinha 5 anos de idade. O SBT resolveu fazer um especial Guerra nas Estrelas, exibindo um filme por dia, em ordem de lançamento. Assim pude assistir à saga do mesmo modo que todo mundo assistiu. Logicamente, a primeira impressão que ficou foi a que aquilo era a melhor coisa de todos os tempos (afinal, quando você é uma criança é impossível não gostar de Star Wars), e obviamente depois que os 3 clássicos filmes foram exibidos e o recente Episódio I foi exibido, eu estava lá, pouco me importando com a trama fraca, com os Midichlorians, Jar Jar ou "Annie". Aquilo, pra mim, ainda era a melhor coisa de todos os tempos.

Sim, eu sou um fã de Star Wars. Não um grande fã que coleciona tudo e sabe de tudo, mas sim um cara que conhece o suficiente e admira profundamente a mitologia criada por George Lucas. E como fã, eu recomendo pra você fã, ardoroso ou não, essa divertida comédia de 2009 chamada "Fanboys". 

No filme, conhecemos a história de Eric (Sam Huntington) um cara comum que há 3 anos deixou a escola e agora está trabalhando vendendo automóveis na tradicional loja de seu pai (Christopher McDonald). Um exemplo de alguém que julga ter vencido na vida, Sam reencontra em uma festa a fantasia seus antigos amigos de escola Hutch (Dan Fogler), Windows (Jay Baruchel) e Linus (Chris Marquette), que agora não se dá mais bem com Eric, pois ele desistiu dos planos que eles tinham de virarem grandes desenhistas de histórias em quadrinhos.

Após uma briga, Eric descobre que Linus está com câncer e tem pouquíssimo tempo de vida. Após uma tentativa frustrada de fazer as pazes com o antigo amigo, Eric com a ajuda de Windows e Hutch convencem Linus a seguir com eles em uma viagem até o Rancho Skywalker (um tipo de quartel-general da LucasFilm, que existe de verdade) para roubar a cópia master do Episódio I – A Ameaça Fantasma, para eles assistirem juntos antes que o amigo se vá. No caminho, eles encontram de tudo, desde um mentor espiritual drogadão, motoqueiros gays, “trekkies” e cafetões nerds.

“Fanboys” pode ser considerado não apenas uma homenagem à uma das maiores franquias do cinema, sendo também uma homenagem aos fanáticos por Star Wars presentes ao redor do mundo. Tudo que caracteriza um fã xiita das desventuras de Han, Luke e Leia está lá, como a rivalidade com fãs de Star Wars (a cena em que os fãs das duas franquias caem na porrada é hilária), toda a manicagem em cima da Princesa Leia, e o fato de muitos considerarem Han Solo um deus. O filme também é recheado de referências à franquia, a sua “rival” Star Trek, ao universo denominado nerd, e até mesmo aos atores envolvidos nas mais conhecidas franquias de  Sci-Fi (destaque para a cena em que os amigos conversam sobre Harrison Ford, e quando Linus diz que ele é foda e nunca fez filme ruim, aparece um outdoor do filme “Seis Dias, Sete Noites”).

Vale ficar atento às participações especiais, que são as partes mais divertidas do filme. Algumas são bem rápidas e você pode até perder (como a participação de Kevin Smith),  mas de resto nomes como Billy Dee Williams, Ray Park, Danny Trejo, Seth Rogen, William Shatner e Carrie Fisher (que repete um dos diálogos mais conhecidos de O Império Contra-Ataca) são facilmente reconhecidos.

Enfim, se você é fã de Star Wars e ainda não teve a oportunidade  de assistir “Fanboys”, você deve correr atrás dessa homenagem ao universo criado por Lucas e à você. Porém, fica uma ressalva: você tem que ter bagagem nerd suficiente para entender algumas sacadas do filme, senão as chances de você ficar boiando durante o filme inteiro são estimadas em quase 100%. Dito isso, corre atrás desse filme e que a força esteja com você!

No one calls Han Solo a bitch!

                                                                  Trailer de Fanboys:


Fanboys (EUA, 2009)
Direção: Kyle Newman
Elenco: Sam Huntington, Chris Marquette, Dan Fogler, Jay Baruchel, Kristen Bell, Christopher McDonald, Seth Rogen, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Danny Trejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário