Como já comentei aqui no blog antes, adoro filmes de terror, e adoro A Hora do Espanto, um clássico dos anos 80 que até hoje tem uma legião de fãs, e uma produção querida por muitos dos sobreviventes da década colorida. E justamente por carregar uma grande quantidade de fanáticos, e com a probabilidade de conseguir mais fãs em tempos que os vampiros voltaram à moda graças a produções duvidosas como a saga (pfffff) Crepúsculo ou seriados como Vampire Diaries e True Blood, foi encomendado um remake de Fright Night.
Em "A Hora do Espanto", somos apresentados ao estudante Charley Brewster (Anton Yelchin, de "Star Trek"), um garoto comum que vive com a mãe. Antes um nerd rejeitado na escola, Charley conseguiu ficar com a gostosona da escola, Amy (Imogen Poots) e agora tem uma nova roda de amigos, deixando seu velho companheiro Eddie Leigh (Christopher Mintz - "McLovin'" Plasse) para trás. Eddie anda preocupado pois um dos seus amigos de infância, que era amigo de Charley também, acaba sumindo sem explicação. Enquanto isso, Charley e sua mãe conhecem o misterioso Jerry Dandridge (Colin Farrell), que acaba de se mudar para a casa ao lado, e acaba deixando a mãe do garoto encantada.
Eddie então conta para Charley sobre os sumiços na região, e diz que está totalmente convencido que Jerry é o responsável por tudo, afinal ele é um vampiro! Obviamente, Charley não acredita, mas não demora muito para ele presenciar o inacreditável. Agora, sem saber o que fazer, ele vai ao encontro do ilusionista de Las Vegas Peter Vincent (David Tennant, de "Doctor Who"), pois acredita que ele é o único que pode ajudá-lo a impedir que Jerry mate a cidade toda. O problema é que o cara é uma farsa, que não tá nem aí para a mitologia dos vampiros. Mesmo assim, os dois vão unir forças pra acabar com a farra desse ser das trevas.
O ponto positivo de "A Hora do Espanto" é que ele até se mantém fiel ao material original,neste caso o filme de 1985 dirigido por Tom Holland, ao contrário de outros remakes, como O Vingador do Futuro, A Hora do Pesadelo e outros. Porém, esta versão toma algumas liberdades em relação ao clássico oitentista: Peter Vincent não é mais um velho ator desempregado (uma atuação soberba do saudoso Roddy McDowall, o Cornelius de Planeta dos Macacos e o Traça da série do Batman), Amy não é mais tão tímida, Eddie não é mais tão esquisito e Jerry não tem mais sem fiel lacaio (Billy Cole, interpretado por Jonathan Stark no filme de 85). Entretanto, o maior erro do filme está na construção de Charley, o personagem principal. Se no filme original era fácil simpatizar com o personagem de William Ragsdale, aqui no filme de Craig Gillespie, o personagem de Yelchin é quase odiável. Enquanto o Charley original era um bom rapaz, o Charley vivido por Yelchin é um grande babaca, que chega a dizer coisas como "Minha vida melhorou quando parei de andar contigo" para seu amigo Eddie, atitude que o personagem clássico jamais tomaria! Enfim, é muito difícil simpatizar com Yelchin logo de cara, ainda mais porque seu personagem começa a ganhar nossa admiração apenas perto da metade do filme.
Por outro lado, todos os outros personagens são bem construídos e são relevantes a trama, inclusive a mãe de Charley (Toni Collette), que no filme original (Dorothy Fielding) não tinha importância nenhuma na narrativa. David Tennant entrega um Peter Vincent muito divertido, porém nada que bata o brilhantismo da atuação de McDowall. Agora Colin Farrell realmente pareceu se divertir no papel do sedutor vampiro, e entrega uma deliciosa atuação, quase páreo com Chris Sarandon (o vampiro do filme original).
Enfim, embora seja um filme bastante divertido e que respeita a fonte, quase ninguém engoliu "A Hora do Espanto", o que resultou em um fracasso de bilheteria, o que impossibilitou o financiamento da sequência (que seria ótimo para tornar a segunda parte do filme original mais conhecida), mas mesmo assim vale uma assistida. Ah, e se você não gostar e achar que é mais um remake fraco desses que sempre estão em cartaz, é só assistir o clássico, ele vai estar sempre lá em toda sua imponência e importância =)
P.s: Visitem o blog www.jdandrige.blogspot.com ! Foi criado por um fã da franquia Fright Night, e lá ele comenta sobre a onda de remakes e sobre os filmes de horror clássicos!
Trailer de "A Hora do Espanto"
Fright Night (EUA e França, 2011)
Direção: Craig Gillespie
Elenco: Anton Yelchin, Imogen Poots, Colin Farrell, David Tennant, Christopher Mintz-Plasse, Toni Collette, Chris Sarandon
Nenhum comentário:
Postar um comentário