terça-feira, 23 de outubro de 2012

The Return Of Captain Invincible (1983)


Gosto de Super-Heróis. Leio gibis desde bem moleque. Até lembro do primeiro gibi que ganhei: uma edição de 1985 da revista Super-Amigos que continha histórias de Batman e uma parte da mini Camelot 3000. Gosto muito de comédias e musicais também. Se você também adora tudo isso, então você precisa assistir essa desconhecida produção australiana chamada "The Return Of Captain Invincible", uma divertida sátira da imagem clássica do Super-Herói, e uma das comédias mais engraçadas que eu já vi, mas que ninguém mais parece ter assistido.


A trama nos apresenta o corajoso Captain Invincible (Alan Arkin, o avô drogadão de "Pequena Miss Sunshine"), um super-herói deliciosamente clichê: correto até o DNA e defensor do American Way Of Life no maior estilo Super-Homem ou Capitão América nos anos 40 (os dois influenciaram a criação deste). Ele fazia sucesso na Segunda Guerra Mundial, quando ajudou a derrubar os Nazistas, porém após o fim da guerra, Captain Invincible foi proibido de atuar em prol da justiça, pois o governo americano o acusou de ter ligação com os comunistas (por causa de sua capa vermelha), voar sem ter licença e de ser uma afronta à moral e aos bons costumes, por usar cueca por cima da calça em público.

Desolado e sem forças para continuar, o herói muda-se para a Austrália, onde permanece no anonimato por 40 anos. Enquanto isso, na América, o terrível vilão Mr. Midnight (Christopher Lee, absurdamente cômico) põe em prática seu grande plano: roubar uma poderosa arma chamada Hypno-Ray e usá-la para dominar o mundo. Após várias ideias de contra-ataque serem negadas, o Presidente dos EUA (Michael Pate, muito engraçado) encontra a única solução: convocar o Captain Invincible novamente para a luta, para que ele possa acabar com os planos do vilão. O problema é que ele agora é um bebum indigente que vaga pelas ruas da Austrália e não voa mais. Para se reintegrar a sociedade e re-assumir seu posto de herói ele conta com a ajuda da oficial Patty Patria (Kate Fitzpatrick).



Com esse plot amalucado, "The Return Of Captain Invincible" é uma ótima comédia musical de super-heróis. Algumas músicas (como a canção dos créditos finais) foram compstas por Richard O' Brien e Richard Hartley, a dupla de The Rocky Horror Picture Show e Shock Treatment, e são de longe as mais inspiradas do filme. Porém a mais engraçada é a cantada pelo presidente, onde ele põe-se a repetir a palavra "Bullshit" um bocado de vezes. A cena é impagável e já mostra o tom escrachado que permeia o filme todo.
Assista ao video abaixo e escute uma bela canção:

Infelizmente, essa pérola divertidíssima continua inédita do Brasil e não parece que deixará de ser, o que é incrível pelos grandes nomes que constam na ficha técnica, como o de Christopher Lee (embora o fato da empresa que bancou o filme ter fechado as portas uma semana depois da estreia ter contribuído para tornar o filme ainda mais inacessível). Pra quem quiser assistir, "The Return Of Captain Invincible" está disponível para download, embora não há legendas em português e nem em qualquer outro idioma (só pra ter uma ideia de como o filme é obscuro, pois existem legendas em português de "Class Of Nuke 'Em High", outro cult classic inédito no Brasil, e igualmente obscuro, pelo menos aqui). Vale a pena correr atrás e rir muito dessa besteira cult.
                             
                                                Trailer de "The Return Of Captain Invincible"


The Return Of Captain Invincible (Austrália, 1983)
Direção: Philippe Mora
Elenco: Alan Arkin, Christopher Lee, Michael Pate, Kate Fitzpatrick, Bill Hunter, Max Cullen, Chris Haywood

Nenhum comentário:

Postar um comentário