domingo, 16 de dezembro de 2012

Os Fantasmas Se Divertem (1988)



Não sou muito fã do trabalho de Tim Burton. Embora seja um cara que fez ótimos filmes, atualmente ele se limita a dar sua "visão sombria" para algo que já existe, ficando assim bem distante do cara original por trás de curtas como "Frankenweenie" e "Vincent". Porém, não digo que abomino o trabalho de Burton por várias razões (os Bat-Filmes, seus trabalhos nos anos 90), mas principalmente, porque ele fez um dos meus filmes favoritos e que tem um lugar especial na minha memória afetiva: a deliciosa comédia de humor negro de 1988 "Os Fantasmas Se Divertem". 

Assisti há pouco tempo novamente, e pude perceber algumas sutilezas e detalhes bem interessantes que passavam despercebidos por mim na época em que esse filme passava na Sessão da Tarde (a salvação das tardes quando o Silvio Santos deixava de passar Chaves e colocava novelas e outras besteiras chatas como "Os Pássaros Feridos"), mas percebi que Os Fantasmas Se Divertem envelheceu muito bem (embora alguns efeitos especiais da época, como saturno e os vermes de areia, estejam um tanto quanto ultrapassados) e ainda continua muito engraçado.

No filme, Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis, antes do fracasso "A Ilha da Garganta Cortada", que enterrou parcialmente sua carreira) são um simpático casal que vive longe de tudo em uma cidadezinha no interior dos EUA. Enquanto ele se empenha em construir uma maquete da cidade, ela se limita a ajeitar as coisas da casa e a espantar a sua irmã, que tenta convencê-los a vender a casa. Porém quando os dois voltavam das compras, acabaram por se descuidar na estrada e provocam um terrível acidente.

Ao voltarem pra casa, os casal descobre que não sobreviveu ao acidente e que sua casa já foi vendida pela irmã de Barbara. Quando a família que comprou a casa, os Deetz  - Charles (Jeffrey Jones, figura clássica dos filmes dos anos 80, como já foi dito no artigo sobre Howard, O Super-Herói), Delia (Catherine O’Hara) e Lydia (Winona Ryder, muito jovem), a filha gótica de Charles – chegam na casa, o casal de fantasmas resolve espantá-los de lá, mas acabam se esbarrando em um monte de burocracias do além. Resta a eles contratar o Bio-Exorcista autônomo conhecido como Betelgeuse (Michael Keaton, excepcional), um fantasma muito excêntrico que resolve ajuda-los a expulsar os vivos daquela casa. Os problemas começam quando eles começam a simpatizar por Lydia, e quando esta conhece Betelgeuse durante um ataque do fantasma à família dela, quando ele acaba se apaixonando por ela. Agora, Adam e Barbara devem arrumar um jeito de fazer as pazes com Lydia (que acha que eles foram os responsáveis pelo ataque), com os pais da garota e dar um fim em Betelgeuse e em toda sua maluquice.

Dirigindo sobre um roteiro inteligente ( por Michael McDowell e Larry Wilson) e com umas sacadas ótimas, Burton faz de Os Fantasmas Se Divertem uma ótima experiência visual. Pode-se dizer que o público conheceu o universo sombrio de Burton através desse filme, pois seus curtas não eram muito conhecidos do grande público, e seu filme anterior, “A Grande Aventura de Pee-Wee”, nem de longe lembrava algo do diretor. O elenco é excepcional, principalmente Keaton, super à vontade e muito engraçado. Única exceção talvez seja Otho (Glenn Shadix), que apesar de ganhar mais importância na trama lá no final, é um personagem muito chato e impossível de gerar qualquer simpatia. A trilha sonora de Danny Elfman (compositor requisitado em quase todos os filmes de Burton) dá uma pista do que o filme é: uma grande brincadeira sombria e divertida (poucas vezes uma trilha casou tão bem com um filme como dessa vez).

Após o sucesso deste filme, Tim Burton pôde realizar grandes projetos como o primeiro “Batman” e o maravilhoso “Edward Mãos- de-Tesoura”, e aí ir pros seus filmes mais pessoais como o sensacional “Ed Wood” e “Marte Ataca!”, antes de despirocar de vez e perder toda sua originalidade (sua versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” é horrorosa e ainda tem gente que acha melhor que o filme original de Mel Stuart!). Você pode até odiar o Burton de hoje como eu, mas esse filme merece ser visto, esse dentro de outros também imperdíveis os quais citarei em outra oportunidade. Por enquanto, assistam esse novamente, e quem nunca viu corra atrás.

                                   Trailer de “Os Fantasmas Se Divertem”


Beetlejuice (EUA,1988)
Direção: Tim Burton
Elenco: Alec Baldwin, Geena Davis, Jeffrey Jones, Catherine O’Hara, Winona Ryder, Michael Keaton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário