sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Fantasma do Paraíso (1974)


De toda a filmografia de Brian De Palma, posso dizer que "O Fantasma Do Paraíso" figura no Top 3 dos meus filmes favoritos. Essa produção de 1974 representa o que há de melhor no estilo do cineasta, onde vemos o diretor no auge de sua forma, acompanhado de um elenco brilhante e de um roteiro esperto (escrito pelo próprio De Palma).


Na trama de "O Fantasma do Paraíso", conhecemos o músico e empresário do ramo fonográfico conhecido apenas como Swan (interpretado pelo músico Paul Williams), um precoce no meio da música, que produziu seu primeiro disco de ouro aos 14 anos, e conseguiu alcançar o ápice da fama ao lançar o grupo The Juicy Fruits, que surgiu em meio a onda de saudosismo nos anos 70. Porém, ele decidiu que já era hora de experimentar outras coisas, e para isso ele precisa de uma nova sonoridade, tanto para se auto-promover quanto para poder inaugurar o que seria o Templo definitivo do rock, o Paradise, um lugar onde tudo seria permitido e que viveria recebendo artistas de Rock, normais e malucões.

Em sua busca por uma sonoridade única, Swan acaba conhecendo o excêntrico pianista Winstow Leach (William Finley), que compôs uma excepcional sonata que retratava a clássica história de Fausto. Empolgado por receber uma proposta de ter sua música produzida por Swan, Winstow acaba dando a cópia original da sonata para o produtor, que a rouba, primeiro botando os Juicy Fruits para tocá-la, e depois dando- a para uma grande cantora chamada Phoenix (Jessica Harper, de "Shock Treatment"). Quando Winstow descobre que sua música está sendo tocada por uma banda comercialóide e descartável, ele passa a caçar o inescrupuloso produtor, porém um acidente terrível na fábrica de discos pertecente a Swan faz com que o compositor tenha seu rosto deformado, forçando-o a usar uma máscara e uma roupa especial. A partir daí, Winslow, agora assumindo a identidade do Fantasma, começa uma verdadeira busca por vingança contra aquele que causou seu mal, ao mesmo tempo em que tenta salvar Phoenix das garras do empresário, que guarda um segredo macabro.

"O Fantasma do Paraíso" é uma aula divertidíssima de cinema. O roteiro é bem inteligente, carregado de humor, drama e ação; o elenco está impecável (com destaque para o trio protagonista, Finley, Williams e Harper), e a música, a cargo de Williams, é excelente, com canções de Rock bem setentistas e exageradas (era a época do Glam Rock, afinal). Destaque também para Gerrit Graham ( de Brinquedo Assassino 2), na pele do excêntrico músico Beef, uma das coisas mais divertidas do filme, mas que infelizmente aparece bem pouco.

Enfim, se você não conhece a filmografia de Brian De Palma, mas quer aventurar-se nela, esse filme aqui é uma excelente porta de entrada, onde tudo de bom que o cinema do diretor tem está condensado em uma produção só. Vale também uma sessão com esse e dois dos filmes mais conhecidos do cara: "Carrie, a estranha" e "Scarface". Ao final dessa sessão, você estará apaixonado pelo cinema de Brian De Palma.

                                                         Trailer de "O Fantasma do Paraíso"


Phantom Of The Paradise (EUA, 1974)
Direção: Brian De Palma
Elenco: Paul Williams, William Finley, Jessica Hraper, Gerrit Graham, George Memmoli


Nenhum comentário:

Postar um comentário