sábado, 19 de maio de 2012

Top Secret! - Superconfidencial (1984)

No post do blog Nerds Paraenses em que escrevi sobre "Rebeldes da Academia"(Dir: Robert Downey,1980), eu falei sobre como um filme com tanto potencial poderia ter se tornado brilhante se estivesse nas mãos de gente como o trio Zucker-Abrahams-Zucker. Pois assistindo "Top Secret", esse sentimento se torna mais forte. Digo isso porque é impossível não gostar desse besteirol encantador.


Em "Top Secret!" acompanhamos o jovem rockstar Nick Rivers (Val Kilmer,de "The Doors" e "Fogo Contra Fogo", pela primeira vez estrelando um filme), que é chamado pelos aliados do General Streck (Jeremy Kemp) para tocar em um festival internacional de música na Alemanha Oriental. Acontece que o festival na verdade não passa de um truque dos militares alemães de desviar a atenção do mundo de um ataque de submarinos aliados arquitetado por eles. Vemos que Rivers é um superstar,aparecendo em várias revistas e fazendo shows por todo EUA. Até que o jovem parte para a viagem junto com seu empresário Martin (Billy J. Mitchell). Chegando na Alemanha Oriental, eles são recebidos pelo Coronel Von Horst (Warren Clarke, o Dim de "Laranja Mecânica", em uma ótima atuação) que é irritado pelo jovem cantor.




Tudo corria muito bem como os militares previam, até que em um baile, Nick conhece a bela Hillary Flammond (Lucy Gutteridge), que está fugindo dos Miltares, pois é uma das integrantes do Grupo de Resistência às tropas. Assim, Rivers acaba descobrindo as verdadeiras intenções dos alemães, e a pedido de Hillary, aceita participar da misssão para salvar o pai da moçoila, o Dr. Flammond (Michael Gough, o Alfred dos "Batman" de Burton e Schumacher), que havia sido aprisionado pelas tropas de Streck. Porém, Nick vive fazendo merda, e após bater em um oficial, acaba indo para numa prisão, onde na fuga acaba encontrando o Dr. Flammond, e promete reunir a resistência.





Após ser liberado para fazer mais shows na cidade, Nick acaba reencontrando Hillary, que conta pra ele que teve um caso com Nigel (Christopher Villiers), que havia crescido com ela em uma ilha deserta (com em A Lagoa Azul). Logo descobrimos que Nigel também faz parte da resistência, e juntos de outros membros - que eu não citarei os nomes pra não destruir uma das melhores piadas do filme- partem para resgatar o pai de Hillary e pôr um fim no plano dos Militares.


"Top Secret!" é incrivelmente encantador, engraçado e nonsense, assim como todas as produções do trio ZAZ (em especial "Apertem Os Cintos...O Piloto Sumiu!" e "Corra Que A Polícia Vem Aí"). Porém, este tem um charme especial, por conta das homenagens a filmes de guerra e aos filmes de Elvis Presley. As músicas são um caso à parte: valendo menção ao tema de abertura, "Skeet Surfin'" e ao cover maluco de "Tutti Fruti", uma das melhores cenas do filme. Ótima também é a pequena participação de Peter Cushing, o eterno matador de vampiros Van Helsing, em uma cena que só pode ser classificada como surreal.


Enfim, resolvi não escrever muito (como no post anterior, diga-se de passagem), para não estragar as surpresas caso você for procurar esse filme. Vale muito uma procura, e é garantia de uma animada sessão com os amigos regada à cerveja, junto com outros clássicos dos irmãos Zucker.




Trailer de "Top Secret!"
***********************************************************************
Top Secret! (EUA,1984)
Direção: Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker
Elenco: Val Kilmer, Lucy Gutteridge, Jeremy Kemp, Michael Gough, Warren Clarke, Peter Cushing, Omar Sharif, Christopher Villiers, Billy J. Mitchell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário