domingo, 15 de janeiro de 2012

A Hora Do Espanto 2 (1988)




Em 1985,os filmes de vampiros estavam fora de moda. O último lançamento significativo do gênero até a época tinha sido o remake de Nosferatu dirigido por Werner Herzog em1977. Até que a Columbia Pictures resolveu bancar o filme de estreia como diretor de Tom Holland,que antes havia trabalhado como roteirista de Psicose II (Psycho II,1980) e Os herois Não Têm Idade (Cloak and Dagger,1984). E então,que envolto por uma grande campanha de marketing,A Hora do Espanto (Fright Night) teve uma das mais bem-sucedidas estreias do gênero terror,conseguindo se pagar ainda no primeiro fim de semana de exibição.



Mas sobre A Hora do Espanto eu já falei anteriormente. Agora vamos para 3 anos depois de sua estreia. Depois do grande sucesso de A Hora do Espanto,o sub-gênero dos Filmes De Vampiros voltou à moda e gerou muito lucro a grandes e pequenos estúdios. A Columbia Pictures,obviamente,não iria deixar que uma nova oportunidade de lucrar escapasse de suas mãos,então contratou os roteiristas Tim Metcalfe e Miguel Tejada-Flores (mais conhecidos por terem escrito o roteiro da comédia A Vingança dos Nerds),para juntos do diretor contratado Tommy Lee Wallace (Halloween III,It: Uma Obra-Prima do Medo),escreverem o roteiro de A Hora do Espanto 2 (Fright Night Part 2). Depois,a Columbia cedeu os direitos de divulgação para sua divisão menor,a Tristar,que para fazer tudo com um preço mais camarada empurrou a produção para sua divisão ainda menor,a The Vista Organization.

Desde os acontecimentos do filme anterior,Charley Brewster (William Ragsdale) estava fazendo terapia com o Dr.Harrison (Ernie Sabella,a voz original do Pumba de O Rei Leão),e no último dia de terapia relata todos os acontecimentos que presenciou. Depois,acaba sendo convencido pelo Dr.Harrison que Jerry Dandridge era um assassino e sequestrador que havia manipulado a mente de Evil Ed e Amy,e é encorajado a reencontrar Peter Vincent (Roddy McDowall,novamente ótimo). Ele faz isso,e resolve ir junto com sua nova namorada Alex Young (Traci Lin,uma jovem promessa dos anos 80 que depois sumiu do mapa) até o estúdio de TV onde Peter grava o programa A Hora do Esapanto. Após uma agradável conversa no apê do Peter,Charley fica muito cabreiro quando vê pela janela a mesma coisa que o havia assustado há 3 anos: pessoas carregando caixôes. Logo depois ele avista a sedutora Regine (Julie Carmen) e sua turma do barulho,composta por Bozworth (Brian Thompson,de Stallone Cobra),um ser comedor de moscas;Louie (Jonathan Gries),um lobisomem meio doido das ideias;e Belle (Russell Clark) uma vampira que anda de patins e é feia de doer. Charley fica encantado por Regine,e depois acredita que ela visitou seu apartamento e o mordeu,e,preocupado,começa a seguir a mulher. Enquanto presencia sinais de transformação,Charley descobre que Regine é realmente uma vampira,e convida Peter a ir a caça da criatura. Após chegarem a uma festa dada por Regine,Charley é hipnotizado pela anfitriã,que os faz acreditar que ela é na verdade apenas uma atriz performática. Enquanto Charley dá a mancada de esquecer seu compromisso com  a gata da Alex,Peter continua na festa e percebe o comportamento estranho de algumas pessoas presentes,daí então,pega seu clássico espelhinho e não vê o reflexo de muitos lá,inclusive o de Belle e Regine!






Enquanto corre assustado,Peter é surpreendido por Regine,que releva sua busca por vingança,pois é irmã de Jerry Dandridge,que fora morto por Peter e Charley. A partir daí corre uma série de desencontros e situações bestas,mas nada que deixe o filme inassistível,todavia,não são dignos de nota e descrição até mesmo neste humilde bRog. Com uma campanha de marketing capenga e distribuição mais capenga ainda (o lançamento oficial foi em apenas um pouco mais de 100 cinemas nos Estados Unidos),A Hora do Espanto 2 nunca chegou a se pagar,e o que parecia ser um sucesso garantido acabou sendo a quebra da Tristar e a falência da Vista Organization.




Outros fatores,que junto com a distribuição e marketing capengas ajudaram A Hora Do Espanto 2 a fracassar foram o roteiro mal construído,com muito mais furos que o primeiro filme e repleto de situações absurdas,como Regine apresentando A Hora do Espanto no lugar de Peter - ora,se ela é uma vampira,como conseguiram fazer fotos de divulgação e exibir o programa,já que ela não deveria aparecer perante as câmeras? As mortes são muito sem sal e rápidas,como se o roteiro tivesse pressa em matar os capangas de Regine para chegar logo no embate final,então pra quê tanto personagem? Tem tanta gente lá que se esquecem até de Charley - ;e o orçamento da produção,que parece ter sido menor que o do filme original.


 Por outro lado,vale ressaltar os pontos positivos da produção. Primeiramente,temos Roddy McDowall de volta como Peter Vincent,o "corajoso matador de vampiros",e William Ragsdale como Charley Brewster,embora seja muito pouco aproveitado na continuação,abrindo espaço para Traci Lin. Julie Carmen como Regine também não deixa a desejar,uma vilã tão boa quanto Jerry foi. Os efeitos visuais nas mãos de Gene Warren,Jr. (responsável pelos efeitos de O Exterminador do Futuro) são tão bem trabalhados quanto os de Richard Edlund para o filme original,embora pouco menos originais.

Bem,entre erros e acertos,A Hora do Espanto 2 ainda pode ser considerado uma boa diversão,uma digna continuação e que ainda está na memória afetiva de muitos oitentistas,que não se preocupam com vampiros aparecendo em câmeras de TV. Acho até que nem eu deveria ligar pra isso. É,pode ser. Enfim,caçem esse clássico cult por aí,mas vai dar um pouco de trabalho,pois ele só está disponível no Brasil em VHS,que hoje é ultra raro. Ou então economiza e compra o DVD importado,que também é raro mas é bem mais fácil de achar,e... divirta-se,afinal,como eu já disse,em tempos de Crepúsculo,Vampire Diaries e filmes satirizando esses dois outros títulos (que costumam ser menos engraçados e ridículos que os filmes que satirizam),é sempre bom topar com um vampiro à moda antiga por aí,contanto que você carregue uma cruz e tenha fé,é claro.





 ****
Fright Night Part 2 (EUA,1988)
Direção: Tommy Lee Wallace
Elenco; Roddy McDowall,William Ragsdale,Traci Lin,Julie Carmen,Ernie Sabella,Merritt Butrick,Brian Thompson,Russell Clark,Jonathan Gries

Um comentário:

  1. Adoro esse filme. Tanto o 1 qt o 2 são os meus filmes de vampiros favoritos.
    E uma observação: A "vampira" é vampiro. O personagem é masculino, já quem interpretou foi o coreógrafo do filme, Russel Clarke, já falecido, por sinal

    ResponderExcluir