O cinema independente sempre nos brindou com brilhantes produções. Uma das produtoras independentes mais conhecidas pelo público,a Troma Enteirtainment,sempre despejou (e despeja até hoje) inúmeras produções por ano nas prateleiras de Video-Locadoras,embora a maioria de suas produções permaneçam inéditas por aqui-e perigam jamais serem lançadas pro Brasil.
Pois foi da Troma-mais especificamente da cabeça dos malucos visionários (e fundadores da produtora) Lloyd Kaufman e Michael Herz-que saiu o filme considerado por muitos (inclusive por mim),o "filme Trash definitivo,o 'Cidadão Kane' dos filmes classe B",o verdadeiro clássico underground "O Vingador Tóxico".
A história,originalmente batizada de "Health Club",depois rebatizada "Health Club Massacre" e mais tarde,finalmente "The Toxic Avenger",foi idealizada por Kaufman 10 anos antes de sua realização. Segundo o próprio Lloyd Kaufman,em entrevista dada a este humilde blog,ele "achava fascinante o fenômeno 'Rato de Academia' nos anos 80",e sempre sonhou em fazer um filme com essa temática,e a partir disso criou o resto da ideia com seu parceiro Michael Herz. E assim nasceu o maior clássico do cinema Trash.
O filme conta a história de um franzino faxineiro chamado Melvin (Mark Torgl),que trabalhava na academia de saúde de Tromaville,a capital mundial do Lixo Tóxico. Bobo e desajeitado,Melvin vira sempre motivo de piada nas mãos de Bozo (Gary Schneider,exageradíssimo),Slug(Robert Prichard) e suas namoradas Julie (Cindy Manion) e Wanda (Jennifer Babtist),quatro jovens que se divertem atropelando pessoas indefesas.
Após ser vítima de uma peça pregada pela turma de malvadões,Melvin acidentalmente cai em tonel de Lixo Tóxico,e uma reação química ultra-bizarra o transforma numa criatura terrivelmente deformada com tamanho e força sobre-humanas,uma espécie de Hulk Trash. Logo Melvin,agora transformado em Monster-Hero,sai pelas ruas de Tromaville em busca de vingança e justiça,combatendo os desordeiros e o crime organizado,que enxergam o herói como uma séria ameaça aos seus planos malignos.
"O Vingador Tóxico" não causou muito rebuliço na época de seu lançamento,mas com o passar dos anos,seu sucesso nos famosos cinema Grindhouse americanos começou a crescer. De repente, "O Vingador Tóxico" virou praticamente parte da cultura popular americana,rendnedo 3 continuações(além de uma prestes a ser lançada),uma série animada,jogos de videogame,livros e até um musical (e uma das melhores canções do grupo de Punk Rock The Dickies,divulgada no álbum Idjit Savant)!
O primeiro filme de horror produzido pela Troma (se você desconsiderar "Blood Sucking Freaks",distribuído pela produtora) transformou-a em cult,e a faz conquistar cada vez mais fãs no mundo inteiro. Esta incrível combinação de humor negro,horror,sexo,ação e aventura é a prova inegável de que se pode fazer ótimos filmes com ótimas cenas mesmo com pouca grana. Dependendo é claro da paixão e dedicação de quem o realiza.
P.S.:Não é um filme para estômagos ou mentes fracas. Se você for procurar pelo filme,um aviso: Contém cenas de extrema violência e crueldade muito loucas...ah,que se foda,ASSISTA!
*****
The Toxic Avenger (EUA,1985)
Direção:Lloyd Kaufman,Michael Herz
Elenco:Mark Torgl,Andree Maranda,Gary Schneider,Pat Ryan Jr.,Cindy Manion,Jennifer Babtist,Robert Pichard,Marisa Tomei (na versão do diretor)